terça-feira, 28 de outubro de 2014

III From Micro to Macrocosmo



_________________________________________________________________

Palestrantes


ALBERTO FRANCO DE SÁ SANTORO ( UERJ )

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), tendo iniciado o curso de Física na Universidade de Brasília (1964) e doutorado em Física - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1977). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e visitante na mesma Universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Experimental de Altas Energias e Fenomenologia de Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: charm, jets, top, particles e Forward Physics.


AUGUSTO DAMINELI NETO ( IAG-USP ) 


É professor titular do Departamento de Astronomia do IAGUSP e Pesquisa na área de estrelas massivas. Autor/co-autor em 65 papers que obtiveram 2789 citações (5 n> 100, 1 n>300) (Link 1). Pesquisador nível 1B do CNPq; indice H=30. Sua pesquisa sobre a estrela eta Carinae teve repercussão mundial (http://www.etacarinae.iag.usp.br/). Orientou 5 doutorados e 6 mestrados. É revisor das principais revistas internacionais de pesquisa em Astronomia. Coordenou o Ano Internacional da Astronomia 2009 no Brasil, que realizou 16.600 eventos e atendeu um público de 2,3 milhões de pessoas (link 2). Foi membro do SOC de 6 eventos científicos internacionais. Publicou 3 livros e 134 artigos de divulgação em jornais e revistas de grande circulação. Participou em 6 roteiros de vídeos científicos na série Minuto Científico da TV Cultura, que ganhou 3 prêmios internacionais. Foi presidente e secretário da SAB, membro do Comitê Diretor do Projeto Gemini, Project Scientist do Projeto Gemini, membro da CTC do LNA, membro da Comissão de Programas do Gemini e do Observatório do Pico dos Dias, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do IAGUSP. Fez pós-doutorado em Roma (IAS/CNR) e foi professor visitante na Universidade do Colorado em Boulder. Atualmente envolvido na participação do Estado de São Paulo no telescópio de classe Extremely Large: Giant Magellan Telescope.


DOUGLAS GALANTE (LNLS/CNPEM)]

Bacharel pelo Curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo (2003), doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) em 2009 e pós-doutor pelo mesmo instituto (2012). Atualmente é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), coodenador da linha TGM (UV-VUV), desenvolvendo trabalho de simulações multiparamétricas de ambientes espaciais e planetários com aplicações em Astrobiologia e Astroquímica, de forma teórica e experimental. É coordenador operacional do Laboratório de Astrobiologia (AstroLab) e pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, NAP-Astrobio (IAG/USP). Possui experiência na área de Astrobiologia, especialmente no estudo da interação entre radiação e vida, da micro a macro-escala, utilizando ferramentas teóricas e experimentais, especialmente radiação síncrotron; e Astronomia, com ênfase em evolução estelar, atuando principalmente no estudo de eventos de alta energia, como Gamma-Ray Bursts (GRBs) e astrofísica nuclear.





FRANCISCO CARUSO NETO (CBPF)

Nascido no Rio de Janeiro (1959), graduou-se em Física (Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), concluiu o Mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1983) e o Doutorado em Física (Dottorato di Ricerca) na Università degli Studi di Torino (1989). Recebeu o Prêmio Jovem Cientista do CNPq em 1996. Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, professor associado do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - onde criou (1991) o Departamento de Física Nuclear e Altas Energias - e professor colaborador do HCTE da UFRJ (2011). Com formação acadêmica na área de Física - ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, dedica-se também à Física Quântica, História e Filosofia da Ciência (conceito de espaço e sua dimensionalidade) e ao Ensino e à Divulgação de Física, há mais de uma década. Orientou 60 alunos, sendo 3 de doutorado e 5 de mestrado em Física, 6 monografias de fim de curso de graduação e os demais em iniciação científica, tanto na graduação como no ensino médio, principalmente nas áreas de Física e Ensino das Ciências. Na área de divulgação, destacam-se a criação e a coordenação da Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos.


GEOVÁ MACIEL DE ALENCAR FILHO ‏(UFC)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2002), graduação em matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2004) doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Tem experiência na área de Física atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de cordas e física de dimensões extras.





JAILSON SOUZA DE ALCANIZ (ON)

Jailson Alcaniz tem bacharelado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado na University of Washington (Seattle). Nos últimos anos, foi pesquisador visitante em instituições dos EUA, Europa e Ásia. Em 2012, recebeu o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e, em 2013, tornou-se membro associado do ICTP-SAIFR. Atualmente, é Pesquisador Titular do Observatório Nacional (ON) e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON. Com mais de uma centena de artigos publicados nas principais revistas das áreas de Física e Astrofísica, a ênfase da sua pesquisa se dá em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Matéria e Energia Escuras, Estrutura de Grande Escala do Universo, Parâmetros Cosmológicos, Relatividade Geral e Teorias Alternativas de Gravidade.



MIGUEL BOAVISTA QUARTIN (UFRJ)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica (2003) e doutorado em Física (2008), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou dois pós-doutorados: um, conjunto no Osservatorio Astronomico di Roma e na Università di Milano-Bicocca, Itália (2008-9) e outro na Universität Heidelberg, Alemanha (2009-10). Desde 2010 trabalha como professor adjunto no Instituto de Física da UFRJ. Realiza pesquisa em cosmologia, principalmente na interseção entre teoria e observação com foco no que pode ser chamado fenomenologia. Já trabalhou nos seguintes temas: supernovas, radiação cósmica de fundo, lenteamento gravitacional, modelos cosmológicos anisotrópicos e/ou inomogêneos, análise estatística de dados, modelos de energia escura e coincidência cósmica. Seus artigos somam mais de 450 citações e seu fator H atual é 11 (fonte: SPIRES, Ago/2014).
 
 

Importante:

O evento desse ano terá duas etapas para as inscrições: Pré-Inscrições e as Inscrições Presenciais

1. Pré-inscrições (Do dia 27 de Outubro ao dia 09 de Novembro)

O participante deverá preencher o fomulário online com muita atenção, pois seu nome será adicionado na lista de confirmação e receberá e-mail com avisos sobre o evento. 

2. Inscrições Presenciais (Do dia 10 à 14 de Novembro)

Nessa etapa o participante deverá levar 2 kg de alimentos não perecíveis e assinar a lista de confirmação de inscrição no Instituto Federal do Ceará, campus fortaleza, onde receberá o crachá e a pasta para a entrada no evento. 


Os alimentos arrecadados serão doados pelo Instituo Federal do Ceará (IFCE) junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) para instituições beneficentes.
 

Fonte: http://www.gepac-ifce.blogspot.com.br/2014/10/blog-post.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário